Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XVI Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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A Administração no Brasil: refletindo sobre cursos, currículos e formação do Administrador
Aline Louise Kerch

Última alteração: 2016-10-26

Resumo


O objetivo desse artigo é falar sobre o Ensino Superior de Administração no Brasil. Nesse sentido, vale mencionar, que o estudo descrito aqui é parte integrante da pesquisa que foi realizada para a elaboração de uma dissertação de mestrado acadêmico, a qual versou sobre a formação dos estudantes de Administração e o desenvolvimento dos seus “talentos artísticos profissionais” durante a realização de atividades da prática profissional. Com o intuito de estimular reflexões, este ensaio-teórico contemplou alguns aspectos relativos à historicidade do curso bem como algumas características acerca dos atuais currículos que são oferecidos pelas Instituições de Ensino brasileiras. A partir disso, pode-se observar que, apesar do curso de Administração possuir um currículo mínimo definido em lei, a formação dos Administradores, ainda hoje, tem sido alvo de severas críticas por parte de diversos autores. Por fim, dentre outras considerações, a autora concluiu que, junto às novas demandas que emergem da sociedade, surgem importantes reflexões sobre atual papel do sistema educacional no desenvolvimento dos futuros profissionais da Administração: de indivíduos capazes de responder às problemáticas que lhes são impostas e que emergem de um contexto organizacional permanentemente instável.


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