Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XV Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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Estratégias de Marketing Interno: um Estudo de Caso no Varejo de Educação Profissional
Aléssio Bessa Sarquis, Vilmar Antonio Gonçalves Tondolo, Rosana da Rosa Portella Tondolo, Osvair Almeida Matos

Última alteração: 2015-11-25

Resumo


O marketing interno compreende o conjunto de estratégias e ações destinadas a viabilizar no âmbito interno o cumprimento das promessas de marketing da organização. O estudo analisa a utilização de estratégias de marketing interno em uma instituição no varejo de educação profissional no processo de implantação de um novo modelo educacional. Trata-se de estudo exploratório, de abordagem qualitativa, na forma de estudo de caso único, com a aplicação de entrevistas em profundidade e coleta de dados secundários, interpretados pelo método análise de conteúdo qualitativa. Os resultados revelam que as estratégias mais utilizadas são execução de programas de capacitação de funcionários, desenvolvimento de materiais/apostilas de orientação, criação de blog na web e a aplicação de pesquisa interna. Os depoimentos indicam que as estratégias de marketing interno contribuíram para a implantação de novo modelo educacional, mas há insatisfação dos gestores com o programa de marketing interno da instituição.


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