Última alteração: 2015-11-25
Resumo
Em função da crescente preocupação das organizações sociais e seus stakeholders com o aprimoramento do processo de gestão organizacional, este estudo apresenta um modelo de maturidade em gestão para organizações do terceiro setor. Para tanto, o estudo foi executado em duas etapas. Primeiro, na elaboração do modelo, foi aplicada uma pesquisa exploratório-qualitativa com coleta de dados secundários e primários, provenientes de referencial teórico e entrevista em profundidade com organização não governamental. Segundo, na verificação do instrumento de mensuração, foi aplicada uma pesquisa exploratória, quantitativa, na forma de levantamento de campo com 13 organizações do terceiro setor. Os resultados apresentam um modelo teórico de maturidade em gestão contendo 5 dimensões e 16 variáveis, e um instrumento de mensuração pré-testado. Os resultados indicam também que modelo e instrumento de mensuração propostos são aplicáveis no terceiro setor, que as organizações sociais analisadas apresentam diferentes níveis de maturidade, que a dimensão Comunicação é a mais desenvolvida, e que as dimensões beneficiárias, Estratégia/Planos e Sociedade/Redes Colaborativas são as que merecem maior atenção pelos gestores.