Última alteração: 2015-11-25
Resumo
A qualidade de vida tem sido uma das constantes preocupações das pessoas no ambiente de trabalho, juntamente com o aprimoramento dos instrumentos usados para a realização das tarefas, com o intuito de facilitar ou satisfazer as necessidades dos trabalhadores na execução de suas funções dentro da empresa. Diante disso, o presente artigo consiste num estudo de caso que teve como objetivo analisar como se caracteriza a qualidade de vida no trabalho (QVT) na percepção dos colaboradores de uma Instituição Financeira no Sul do Brasil. Para este estudo foi utilizado um questionário estruturado para os sete colaboradores da organização, com o objetivo de analisar a qualidade de vida, bem como a influência dos benefícios recebidos na organização. Os resultados da pesquisa demonstram que os colaboradores percebem que existe qualidade de vida em seu ambiente de trabalho, que a sua remuneração e os benefícios recebidos são de grande importância, bem como os salários devem ser pagos de acordo com o desempenho na função estabelecida pela Instituição. Sugeriu-se que a gestora da Instituição aplique mais questionários e também dê alguns feedbacks para que, ao longo do tempo, a QVT seja constantemente aperfeiçoada.