Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XV Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Metodologia de Pesquisa de Dissertações sobre Inovação: Análise Bibliométrica
Adriane Bruchêz, Alfonso Augusto Fróes d'Avila, Alice Munz Fernandes, Nádia Cristina Castilhos, Pelayo Munhoz Olea

Última alteração: 2015-11-27

Resumo


O método de pesquisa consiste no elemento que fornece confiabilidade e veracidade a investigação empírica. Todavia, não há um método científico homogêneo adequado a todo tipo de problema a ser estudado. Com vistas a isso, esse estudo teve por objetivo identificar a método de pesquisa utilizado nas dissertações de mestrado stricto sensu das Instituições de Ensino Superior (IES) que possuem conceito máximo, segundo avaliação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), e que abordaram o tema “inovação”. Outro objetivo proposto neste estudo foi elencar os autores utilizados para fundamentar o conceito de inovação. Em relação ao método empregado, realizou-se uma pesquisa quali-quantitativa, com finalidade exploratório-descritiva, adotando-se como procedimento técnico pesquisa documental e análise bibliométrica. Os resultados obtidos demonstraram que 26,32% das dissertações elencadas não mencionaram a abordagem de pesquisa utilizada, 42,11% não citaram a classificação quanto à finalidade e 31,68% não declararam o procedimento técnico empregado. Quanto aos autores seminais, nenhum autor foi citado de forma majoritária nas dissertações. No entanto, cabe destacar que Schumpeter e Freeman foram os mais citados, com 36,84% e 31,57% respectivamente.

Texto completo: PDF