Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XV Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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Mapeamento da Produção Científica Internacional Sobre Aprendizagem Organizacional
Juliana Furlan, Mayara Pires Zanotto, Ricardo José Nascimento, Diego Luis Bertollo, Alfonso Augusto Froes d'Avila, Vilmar Antônio Gonçalves Tondolo

Última alteração: 2015-11-27

Resumo


A aprendizagem organizacional está relacionada com o conhecimento e a mudança sendo um tema pertinente às organizações. O artigo realizou uma pesquisa com abordagem quantitativa e qualitativa, por meio de um procedimento bibliométrico. O estudo teve o objetivo de identificar e mensurar a produção de artigos internacionais sobre Aprendizagem Organizacional na base de dados ScienceDirect, entre os anos 2009 e 2014, sob a perspectiva da ciência da Administração. Nesse sentido, foram analisados 93 artigos identificados por meio dos filtros aplicados, nos quais 48% foram publicados nos anos de 2011 e de 2014. A colaboração entre autores para publicação de artigos ficou evidenciada, visto que 81% envolveram dois ou mais autores. Quanto a abordagem metodológica dos artigos avaliados, 40 foram quantitativas, 35 qualitativas e 16 mistas. O periódico Procedia – Social and Behavioral Sciences, teve a maior quantidade de artigos publicados (21). Percebeu-se que os autores americanos (17) e espanhóis (12) representam as nacionalidades que mais publicaram sobre Aprendizagem Organizacional no período. Como resultado da abordagem qualitativa, este estudo também descreveu o panorama de 7 artigos, que contavam com mais de quatro referências aos autores clássicos. 

Palavras-chave: Aprendizagem Organizacional. Bibliometria. Abordagem qualitativa.


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