Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XV Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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Estratégias para a retenção de professores de língua inglesa em uma escola de idiomas: um estudo de caso
Carolina Porto, Nilson Varella Rübenich

Última alteração: 2015-11-27

Resumo


Nos dias atuais as pessoas têm estado em constante procura por uma melhor qualificação, tanto para si quanto para os seus filhos. Dentre as opções mais procuradas estão as escolas de idiomas. Com isso, se faz necessário que elas possuam um corpo docente que atendam as suas expectativas e permaneçam por um longo período na empresa. O presente estudo busca verificar estratégias para a retenção de professores de língua inglesa em uma escola de idiomas situada no bairro Tristeza, em Porto Alegre. A pesquisa justifica-se devido ao alto índice de rotatividade dessa unidade. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso, com abordagem qualitativa e coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com seis professores e uma coordenadora. Como resultado, verificou-se que a escola proporciona aos seus profissionais condições adequadas de trabalho, bem como um bom plano de carreira, e atividades para motivá-los a permanecerem na escola. No entanto, pode-se ressaltar falha no processo de seleção desses profissionais, como também na realização de feedbacks individuais, os quais segundo os professores deveriam ocorrer com mais frequência para visualizar se o seu desenvolvimento atende as expectativas da organização.


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