Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XV Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Análise Bibliométrica sobre a Intenção de Recompra na Base de Dados SCIELO no Período de 2003 a 2014
Vinicius Zanchet de Lima, Luciene Eberle

Última alteração: 2015-11-25

Resumo


Atualmente as empresas estão buscando traçar estratégias competitivas não só para adquirir novos clientes, bem como para reter-los, fazendo com que estes repitam suas compras sob uma respectiva de longo prazo e de forma continuada. A intenção de recompra é considerada como um fator importante para o desenvolvimento e sobrevivência das empresas. A produção científica e a discussão acadêmica acerca do tema tornam-se relevante pela importância da análise das características, tipologias e teorias que envolvem a intenção de recompra. A pesquisa teve como objetivo investigar o perfil das produções científicas sobre a intenção de recompra publicadas na base de dados Scielo. O método de pesquisa utilizado foi o quantitativo descritivo, através bibliometria. A amostra foi composta por 11 trabalhos, sendo que os resultados apontaram uma predominância de estudos quantitativos. Além disso, evidenciou-se que a maioria dos artigos tem dois ou três autores, revelando a alta incidência de grupos de pesquisa na área, bem como, um número elevado de referências, mas que em sua maioria são obras estrangeira, o que pode estar relacionada à restrição de estudos e obras nacionais sobre o tema. 


Texto completo: PDF