Última alteração: 2015-11-27
Resumo
O marketing tem sido cada vez mais utilizado pelas organizações, num cenário tão competitivo, na busca do estabelecimento de diferenciais competitivos que reflitam em um lugar distintivo na mente dos consumidores. O presente estudo tem por objetivo apresentar os procedimentos de elaboração de um diagnóstico mercadológico para uma vinícola localizada em Urussanga/SC situada na região delimitada pela Indicação de Procedência dos Vales da Uva Goethe. A pesquisa é interdisciplinar. Quanto à tipologia a pesquisa, é aplicada, utilizou-se o método de investigação dedutivo, com abordagem qualitativa. Quanto ao objetivo a pesquisa é descritiva e bibliográfica. Quanto às estratégias de pesquisa, fez-se uso da pesquisa documental e estudo de caso e as técnicas de pesquisa empregadas foram a observação participante e entrevista em profundidade. Por meio da elaboração do diagnóstico organizacional, foi possível perceber algumas forças da vinícola que devem ser destacadas junto aos clientes e algumas fragilidades que precisam ser trabalhadas para fortalecer o posicionamento da organização no mercado e ampliar sua atuação e participação. Os dados apontam para a necessidade de atenção para o composto mercadológico promoção.