Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XV Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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As Variáveis Comunicacionais na Compra por Impulso: A Percepção dos Clientes de Um Varejo em Carlos Barbosa
Sandra Mayer Trentin, Fernanda Pauletto D'Arrigo, Ana Virginia Alberici Giordani Bertolini, Ana Cristina Fachinelli

Última alteração: 2015-11-25

Resumo


Decisões empresariais como a segmentação e posicionamento da empresa no mercado, a composição de portfólio e a imagem da marca estão diretamente atreladas ao perfil e ao comportamento de compra do consumidor. Além dessas, os níveis de preços, as linhas de comunicação e os pontos de venda também fazem parte do perfil e comportamento da compra do consumidor. Por este motivo, as variáveis comunicacionais que afetam as compras por impulso dos consumidores são aspectos nos quais os administradores e as organizações devem envolver esforços para atingir seus objetivos. Com objetivo de identificar quais variáveis comunicacionais influencia na decisão da compra por impulso, este artigo utilizou-se de uma abordagem quantitativa descritiva. A coleta de dados deu-se através de um questionário estruturado composto por quatro blocos de perguntas, que contemplaram questões demográficas, compras por impulso, comunicação no ponto de venda, e questões pessoais em relação à compra. Foram coletados 133 casos válidos, no varejo da empresa Alpha, em Carlos Barbosa. A coleta de dados aconteceu com todos os turistas que visitaram o varejo da referida empresa Alpha no mês de setembro de 2014. Os resultados tendem a revelar que a compra por impulso é influenciada por variáveis referentes ao processo comunicacional tais como a exposição dos produtos, a influência do vendedor, a aparência de loja e a organização dos displays, ou seja, algumas delas de comunicação visual e outras de comunicação pessoal.


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