Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XV Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
ISO 9001 e a sua influência na avaliação da qualidade e das perdas em uma empresa do ramo de PVC.
Roberson Variza, Jean Araldi, Tassiara de Almeida Silva, Edson Pacheco Paladini

Última alteração: 2015-11-28

Resumo


A empresa estudada, atuante no ramo de forros, acabamentos, portas e rodapés em PVC, passando por um cenário de dificuldades quanto aos índices de retrabalho e a qualidade de seus produtos, optou pela implantação do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001, objetivando a melhoria contínua do processo e de suas mercadorias. Através de uma pesquisa longitudinal, que pode ser definida como aplicada, quantitativa, exploratória e documental, far-se-á, a avaliação dos resultados obtidos pela instituição no que se refere aos índices de retrabalho, que consistem nas perdas e desperdícios durante a fabricação do produto, quanto à qualidade das mercadorias na visão dos clientes, e se houve aumento ou diminuição das vendas durante o período de cinco anos, sendo os dois primeiros, 2010 e 2011, anteriores a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, e os três anos subsequentes, 2012, 2013 e 2014, posteriores a implantação.


Texto completo: PDF