Última alteração: 2015-11-27
Resumo
Analisar a liderança feminina tem representado uma tarefa muito interessante nos dias atuais, tendo em vista que, neste quesito, as mulheres vêm surpreendendo ao apresentar atributos e competências de liderança particulares. Assim, o objetivo geral deste trabalho é analisar a percepção dos colaboradores frente à liderança feminina em lojas do setor varejista, o qual foi atingido com a execução de uma pesquisa com abordagem qualitativa, caráter exploratório e método de Estudo Multicasos, sendo a coleta de dados efetuada por meio da aplicação de entrevistas e da realização de observação, as quais foram analisadas através da análise de conteúdo interpretativa. Descobriu-se que a liderança feminina é admirada e conceituada por parte das pessoas, haja vista que as mulheres estão sendo consideradas capazes de realizar uma gestão eficiente. Comprovou-se também que os colaboradores consentem a maneira pela qual as suas líderes desempenham as suas funções gerenciais, o que exprime uma autêntica aprovação por parte dos subalternos. Ademais, percebeu-se que a relação entre as líderes e seus liderados é extremamente positiva, sendo destacado que a líder proporciona condições favoráveis a uma relação de confiança e respeito mútuos, a qual é possível graças à particularidade da mulher mais mencionada nas entrevistas, o “jeitinho feminino”.