Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XV Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Instabilidade do Mercado do Ouro no Comércio Varejista de Joias: Caso de Ensino
Juliane Ruffatto, Mateus Luan Dellarmelin, Julio Cesar Ferro de Guimarães

Última alteração: 2015-11-26

Resumo


O comércio varejista de joias no estado do Rio Grande do Sul é disputado por grandes grupos, algumas multinacionais e empresas familiares localizadas no interior do estado. Em Passo Fundo, a empresa Luxúria atua há 50 anos e é a marca mais lembrada pela população segundo uma pesquisa local. Atualmente, a empresa se configura como um grupo e conta com 13 lojas distribuídas pelo estado. Devido à instabilidade do mercado e a crise econômica configurada no país e prevista desde 2014, alguns ativos sofreram elevação de preço como é o caso do ouro. Com a crise, a procura pelo metal aumentou, e o preço também subiu desenfreadamente, acompanhando a alta do dólar, colocando a empresa em um dilema quanto à gestão de estoques e posicionamento de vendas. Diante disso, o objetivo desse caso de ensino consiste em proporcionar a reflexão e promover a discussão sobre temas ligados a empreendedorismo, estratégias, posicionamento organizacional, estoques e gestão financeira do setor de comércio varejista, considerando a necessidade de decisões estratégicas que os gestores devem tomar na empresa.  Sugere-se que este caso seja usado no curso de graduação em administração, nas disciplinas de gestão e administração de estoques, gestão financeira, administração estratégica e empreendedorismo.

Texto completo: PDF