Última alteração: 2015-11-27
Resumo
Este estudo tem o objetivo de propor a estruturação formal de um setor de logística de distribuição e transporte, no intuito de torná-lo diferencial competitivo, através da melhora do nível de serviço prestado ao cliente. Para isso, utilizou-se pesquisa exploratória, descritiva, de natureza qualitativa, em um estudo de caso único. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas com colaboradores, análise documental e observações na empresa. Através do diagnóstico, verificou-se que as atividades logísticas estão dispersas na empresa, porém, as entrevistas com os gestores e observações, identificaram interesse em estruturar o setor de logística de distribuição e transporte. Para propor a formalização, primeiramente o estágio da evolução logística em que a empresa encontra-se, a partir dos modelos de Novaes (2004) apud Nogueira (2012) e Bowersox e Closs (2010). Seguindo os passos sugeridos por Lambert et. al (1998) apud Nogueira (2012) estruturou-se a proposta, alinhando-se ao estilo da administração, apontando formas de permitir a flexibilidade do setor, conhecendo os sistemas disponíveis e descrevendo melhorias, e, por fim, apresentando a alocação dos recursos humanos. Assim, foi possível a proposição de um setor voltado ao atendimento ao cliente considerando-se o contexto da organização estudada e com princípios da gestão logística moderna.