Última alteração: 2015-11-27
Resumo
O Sistema Público de Escrituração Digital é o principal projeto de controle para a arrecadação de dados contábeis do fisco. Desse controle decorrem diversos subprojetos com objetivos de padronizar, reduzir e unificar os documentos fiscais e a fim de facilitar a fiscalização e suavizar a sonegação fiscal. Um desses subprojetos é a escrituração do Bloco K no Sped Fiscal. É através dele que as organizações terão que apresentar ao fisco, de forma digitalizada, o livro de controle da produção e do estoque. Este modelo está em fase de implementação, portanto verificou-se a necessidade de explorar o assunto. Neste contexto, a presente pesquisa buscou verificar as dificuldades encontradas pelas empresas da serra gaúcha em relação a implementação do bloco K. Para tanto, aplicou-se questionário como instrumento de coleta de dados. Participaram da pesquisa 16 empresas da Serra Gaúcha. Como metodologia, este estudo pode ser classificado como exploratório, à abordagem do problema foi o método de pesquisa quantitativo. Para tabulação e análise dos dados utilizou-se o Google Docs. Desta forma a investigação constatou que a maior dificuldade encontrada pelas empresas em relação a esta obrigatoriedade é em mapear o processo produtivo das movimentações do estoque em relação às perdas, tanto de matéria prima, quanto de produto final, pois a pesquisa demonstrou que algumas empresas não atendiam à obrigação de manter o Livro de Controle de Produção e Estoque em meio físico.
Palavras-chave: Implementação, Sped Fiscal, Bloco k.