Última alteração: 2015-11-27
Resumo
Diante do cenário competitivo e dinâmico das organizações, a capacidade de previsão de gerenciamento de forma dinâmica, rápida e eficaz é fundamental para sua sobrevivência. Neste sentido as organizações passaram a preocupar-se com elementos novos e relevantes dentro de seu planejamento estratégico, que é o planejamento orçamentário, mais especificamente o orçamento empresarial. Segundo Frezatti (2009) pode ser considerado um dos pilares da gestão, pois reflete as prioridades e a direção da entidade para determinado período, proporcionando condições de avaliação do desempenho de suas áreas e gestores. Assim, o presente estudo teve o objetivo de identificar o tipo ideal de planejamento orçamentário para uma concessionária do setor de implementos rodoviários. A abordagem utilizada para este estudo foi a qualitativa, sendo que a técnica foi o estudo de caso. Os principais resultados neste estudo demonstraram que o orçamento matricial na concessionária retrataria de forma eficaz os planos operacionais e financeiros da empresa, além de permitir identificar os pontos chaves da concessionária, principalmente os fracos e vulneráveis, possibilitando assim, a aplicação de medidas corretivas.