Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XV Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Redução ou Crescimento? Decisão em uma Agência de Publicidade do Sul do Brasil: Caso de Ensino
Gisele Costa Rabello, Verônica Bressan, Gabriele Rodrigues, Julio Cesar Ferro de Guimarães

Última alteração: 2015-11-27

Resumo


Na década de 80, o mercado da comunicação no RS foi marcado por apresentar um cenário pouco competitivo, mas com alta demanda pelas organizações. Assim, o cenário acabou exigindo que as agências de publicidade se tornassem mais profissionalizadas. As agências sofreram forte influência do mercado de outras regiões, como RJ e SP. Nesse contexto, a agência de publicidade P&P teve sua trajetória iniciada em 1984 e obteve prêmios que representaram um marco em sua história em relação ao grande e rápido avanço no mercado de atuação. Nos anos 90, a consolidação da empresa foi evidenciada através do reconhecimento como uma das principais agências de publicidade. A partir de 1995, mudanças no contexto educacional aconteceram com o surgimento de cursos de Rádio e TV, Publicidade e Propaganda e Designer Gráfico, demonstrando sinais de novas oportunidades de negócios. O objetivo deste caso de ensino é propor discussão sobre os temas de estratégias organizacionais, empreendedorismo e inovação, no contexto do setor de marketing, considerando as posições e estratégias a serem escolhidas pelos gestores na empresa. Sugere-se que seja utilizado em cursos de graduação, em disciplinas de administração estratégica, empreendedorismo, gestão da inovação e comportamento organizacional. Palavras-chave: Publicidade. Estratégias organizacionais. Empreendedorismo. Inovação.

Texto completo: PDF