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Inovação no Processo de Interação com o Cliente: Estudo em Pequenos Comércios Varejistas do Rio Grande do Sul
Última alteração: 2015-11-27
Resumo
Analisando os recursos-chave de uma organização, o cliente surge como um dos principais. Essa é uma relação antiga, mas que vem evoluindo, principalmente a partir do momento em que o consumidor passa a ter poder de decisão de escolha. Assim, esse artigo tem o objetivo de analisar as práticas de inovação no processo de interação com clientes em oito pequenas empresas de comércio varejista da região dos vales dos rios do Sinos e Caí, no RS. Para tanto, adotou-se uma pesquisa exploratória com abordagem quali-quanti, por meio de entrevista qualitativa e levantamento de dados quantitativos com a metodologia Radar da Inovação, utilizada no Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), do SEBRAE/CNPQ. A pesquisa mostrou que adotar práticas inovadoras no relacionamento é o grande desafio das empresas, pois os clientes demandam algo que agregue valor. O estudo evidencia o elevado Grau de Inovação na Dimensão Relacionamento, decorrente de inovações já praticadas.
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