Última alteração: 2015-11-27
Resumo
A auditoria é um ramo da Contabilidade que tem por especialidade a verificação e a veracidade das informações divulgadas por uma empresa. A emissão da opinião da auditoria fundamenta-se na análise e verificação das demonstrações realizadas pelo auditor, profissional responsável pela emissão do parecer e que deverá estar revestido de capacitação técnica para tanto. Além de quatro empresas de grande porte atuantes no Brasil, há as de pequeno e médio porte que atuam no ramo e mantém em seu quadro funcional pessoal especializado para realização desta tarefa, porém pouco se conhece a respeito das empresas menores. Considerando esta lacuna, este estudo teve por objetivo investigar a mão de obra especializada em auditoria nestas empresas, suas formas de captação, recrutamento, treinamento, avaliação e a carreira profissional. A pesquisa enquadra-se como descritiva e exploratória com abordagem mista, qualitativa para análise das respostas e quantitativa enquadramento de grupos na análise. Foi utilizado um questionário (survey) remetido por e-mail a várias empresas no Brasil, onde vinte e cinco delas responderam. Os resultados obtidos demonstraram um cenário favorável para o auditor recém-formado ou iniciante, com empresas oferecendo posições de estagiário, treinamentos e avaliações, incentivos para crescimento profissional e carreira na área.
Palavras – chave: Auditoria. Capacitação. Recrutamento e seleção. Empresas pequenas e médias.