Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XV Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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Nível de Conhecimento dos Discentes de Bacharelado em Ciências Contábeis: Uma Análise ao Entendimento dos Conceitos Básicos de Contabilidade Ambiental e Sustentabilidade
Rafael da Luz Bentaqui, Daniela Guimarães Mello, Milena Wang Kuai Min, Ana Paula Tafarel, Diego Luís Bertollo, Alice Munz Fernandes, Maria Emília Camargo, Marta Elisete Ventura da Motta, Beatriz Lucia Salvador Bizotto

Última alteração: 2015-11-26

Resumo


Os contadores são responsáveis pelo fornecimento de informações econômicas e financeiras para auxiliar os gestores no processo de tomada de decisões de modo a minimizar os impactos ambientais. Esses devem, portanto, ter também conhecimento sobre a Contabilidade Ambiental, haja vista a relevância social que, atualmente, ele representa. A presente pesquisa teve por objetivo identificar o grau de informação e expectativas dos futuros profissionais de contabilidade acerca dos conceitos básicos referentes à Contabilidade Ambiental e Sustentabilidade. Para tanto, aplicou-se um questionário fechado aos alunos da Faculdade IDEAU na unidade de Caxias do Sul para que fosse utilizado como instrumento de coleta de dados. Os dados foram tratados de forma quantitativa, considerando-se para isso respostas dadas a cada pergunta pela totalidade dos entrevistados, sendo essas analisadas pelo método da estatística descritiva. A investigação constatou que os discentes não apresentam conhecimento satisfatório e não tiveram contato com o assunto tratado, porém demonstraram interesse em cursar uma disciplina de Contabilidade Ambiental e ampliar sua instrução. Os achados evidenciam uma realidade preocupante, pois os conhecimentos averiguados nesta investigação são necessários vista a importância deste assunto no contexto econômico atual e relevância para a formação do contador. Desta forma, sugere-se que seja implementada na instituição de ensino uma disciplina sobre Contabilidade Ambiental ou a promoção de congresso, seminário ou ciclo de estudo que aborde o conteúdo específico oferecendo aos discentes conhecimentos numa área que julgam promissora.


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