Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XV Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

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Novos Negócios: Produção e Distribuição de Hortaliças Orgânicas Minimamente Processadas e Embaladas
Edilaine Vigolo Simioni, Maria Emília Camargo, Gabriela Zanandrea, Uiliam Hahn Biegelmeyer

Última alteração: 2015-11-27

Resumo


O presente trabalho tem por finalidade aproximar hortaliças orgânicas dos consumidores de forma prática para o consumo, reduzir desperdícios e agregar valor às verduras orgânicas, pois são alimentos que não dependem de produtos químicos para seu cultivo. A busca por alimentos saudáveis in natura, ao qual vem ganhando tendência de expansão em supermercados, sacolões, fruteiras de grandes centros urbanos mostra que a uma reestruturação na forma de venda desses produtos. As hortaliças orgânicas embaladas e que sofrem um pequeno processamento neste contexto, manifesta-se como uma alternativa a redução significativa da perda diária que ocorre entre a colheita e o consumidor final desses alimentos, e ao incentivo diário de seu consumo voltado para uma alimentação mais saudável. Todavia embora essas vantagens tragam para o agricultor e também para o comércio um melhor aproveitamento de toda a cadeia há diversos fatores que contribuem para o crescimento constante deste mercado. Um deles é que há interesse da população em consumir esses alimentos em quantidades menores que o mercado oferece, assim abrindo um novo nicho de expansão nos alimentos orgânicos. A proposta deste trabalho é agregar valor a estes produtos despertando um interesse maior ao consumo através de uma embalagem mais atraente e um rastreamento desde a produção até o consumidor final para melhoria contínua de processos ao longo da cadeia.


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