Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XV Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Análise dos Comportamentos e Práticas de Liderança Docente em uma Universidade Brasileira
Mayara Pires Zanotto, Juliano Uecker de Lima, Diego Luís Bertolo, Ana Paula Graciola, Pelayo Munhoz Olea

Última alteração: 2015-11-27

Resumo


Os estudos sobre liderança direcionam para uma interpretação do líder como aquele que transmite confiança, inspiração e visão aos seus liderados. Assim, o objetivo deste artigo foi identificar a relação entre o perfil de liderança, que visa a preparação e desenvolvimento de docentes, nos estudantes dos programas de pós-graduação stricto sensu mestrado e doutorado de uma universidade Brasileira sediada em Caxias do Sul - RS. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de caráter quantitativo, exploratório e descritivo por meio de uma survey. Para tabulação e compilação dos dados realizou-se uma análise fatorial, frequência e desvio padrão operacionalizado com software SPSS versão 20. Os resultados obtidos demonstraram que o perfil de liderança dos discentes estudados revela-se heterogêneo em relação ao estudo original, em decorrência dos aspectos relevantes quanto às características de liderança, e levantando o questionamento acerca do instrumento original e sua aplicabilidade em determinados contextos. Os construtos resultantes da análise fatorial demonstram que o perfil de liderança voltado aos aspectos coletivos do grupo, bem como o comprometimento pessoal em prol do coletivo, o que converge com a proposta do instrumento original, de Kouzes e  Posner (2013).


Texto completo: PDF