Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XV Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
As Contribuições das Pessoas Com Deficiência Para a Aprendizagem Organizacional
Verena Alice Borelli, Mayara Pires Zanotto, Adriana Souza, Daniele Néspolo, Fabiano Larentis

Última alteração: 2015-11-26

Resumo


A inclusão social, nos ambientes organizacionais, pode ser compreendida como um diferencial, visto que favorece a aprendizagem dos elementos que compõem as equipes. Neste sentido, o estudo buscou analisar como a aprendizagem organizacional ocorre na experiência da inclusão de pessoas com deficiências, em empresas do ramo metal mecânico e serviços na cidade de Caxias do Sul.  O estudo teve abordagem qualitativa, de natureza aplicada e como método qualitativo a técnica de  a análise de conteúdo. Como procedimento técnico utilizou-se o estudo de casos múltiplos em quatro empresas, o instrumento de coleta de dados deu-se por meio de entrevista semiestruturada. Os sujeitos pesquisados foram gestores e coordenadores de equipes e RH. Os resultados apontam que as empresas entrevistadas contratam PCD’spara atender a legislação, no entanto o retorno em termos de aprendizagem é favorável à toda a equipe e para a organização, de modo a acentuar as competências desenvolvidas por cada membro da equipe, fazendo com que a presença das PCDs repercuta de maneira positiva no processo da Aprendizagem Organizacional.

 

Palavras-chave:Aprendizagem organizacional. Pessoas com deficiência.Conhecimento tácito e explicito.


Texto completo: PDF