Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XXII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO

Tamanho da fonte: 
COCRIAÇÃO DE VALOR EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO DE TIRO ESPORTIVO DE PRECISÃO
Karine Erthal, Cristiane Froehlich, Cristiano Max Pereira Pinheiro

Última alteração: 2022-10-01

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo analisar como ocorre a cocriação de valor em uma empresa de assessoria especializada em importação de armamento e de desenvolvimento de projéteis de precisão para atiradores desportivos com um de seus clientes. A pesquisa classifica-se em descritiva, estudo caso e qualitativa. A empresa de pequeno porte investigada situa-se na região do Vale do Sinos, no Rio Grande do Sul. Os instrumentos para coleta de dados foram a entrevista semiestruturada, documentos e observação participante. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os principais resultados apontam que as práticas de cocriação se aproximam da teoria proposta por Prahalad e Ramaswamy (2004), conforme os pilares DART: Diálogo, Acesso, Risco e Transparência. Conclui-se que, em um setor em que os clientes e fornecedores possuem conhecimentos técnicos aprofundados, são informados e ativos, os resultados da relação podem estar relacionados ao pilar de diálogo. Adicionalmente, a pesquisa aponta que a empresa necessita desenvolver seus pilares de acesso, e principalmente, riscos.


Texto completo: PDF