Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XXII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO

Tamanho da fonte: 
RELAÇÃO ENTRE AS TÉCNICAS DE ENDOMARKETING E O COMPORTAMENTO HUMANO: ESTUDO DE CASO EM UMA SEGURADORA DA SERRA GAÚCHA
Bianca Fedatto Capoani, Mauro Andreolla Dal Pizzol, Diego Luis Bertollo

Última alteração: 2022-10-01

Resumo


O endomarketing é caracterizado por ações de marketing voltadas para o público interno da organização. São ferramentas utilizadas para que os colaboradores entendam a importância da realização de seu trabalho a fim de contribuir com os objetivos esperados pela empresa. A relação interpessoal é caracterizada por uma comunicação entre pessoas ou um grupo, onde é possível identificar normas comportamentais influenciadas por alguns fatores. Dessa forma, o estudo objetivou avaliar como as técnicas de endomarketing afetam o comportamento humano dos colaboradores do cargo operacional em uma seguradora da Serra Gaúcha. A metodologia utilizada na pesquisa teve abordagem qualitativa e quanto aos procedimentos, um estudo de caso, através da aplicação de entrevistas com perguntas abertas aplicadas a cinco entrevistados. Obteve-se, no geral, resultados satisfatórios quanto a prática de técnicas de endomarketing, porém, há espaço para que a organização possa melhorar este cenário, garantindo a satisfação e motivação total da equipe.


Texto completo: PDF