Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XXII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO

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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: A COMPRA POR VINGANÇA EM LOJAS FÍSICAS APÓS O FIM DAS RESTRIÇÕES CAUSADAS PELA PANDEMIA
Fernanda Lazzari, Guilherme Vanni Reffatti, Maicon Rafael Busnelo, Monica Giazzon Cavalli, Salissa Paes Festugato

Última alteração: 2022-10-01

Resumo


As restrições impostas às lojas físicas de varejo pelo avanço da pandemia da Covid19impactaram diretamente nas operações das empresas, e, consequentemente, no comportamentodos consumidores. Entretanto, após o término do período de restrições e a abertura das lojasfísicas, observou-se grande aumento de fluxo de consumidores nos pontos de venda. O objetivodo estudo é entender e explicar se esse aumento de consumo pós-restrições tem relação com oconceito emergente de consumo por vingança. Para entender quais os fatores que constituem acompra por vingança, foi realizada pesquisa descritiva conclusiva. O instrumento de coleta foiadaptado de Malhotra, M. S. (2021), e obteve-se 304 respondentes válidos. A análise fatorialexploratória dos dados foi realizada utilizando-se o software Jamovi. Selecionaram-se seis (6)variáveis originais para análise de regressão linear. A análise fatorial foi feita pelo método deextração dos componentes principais, rotação varimax e supressão de valores abaixo de 0,4. Osprincipais fatores que contribuíram para satisfazer o desejo por compras pós-restrições foramas variáveis relacionadas ao fato de os consumidores sentirem-se obrigados a fazer comprasapós a reabertura dos varejos físicos e a variável relacionada à percepção da alta manutençãode consumo mesmo depois da reabertura dos comércios físicos pós-pandemia.

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