Última alteração: 2021-11-18
Resumo
Este estudo tem como base a gamificação no qual se utiliza de técnicas de design de jogos com mecânicas de jogos para enriquecer contextos diversos geralmente não envolvendo jogos. Assim, busca-se conhecer os seus princípios e como engajar os funcionários através da implementação dos jogos no ambiente de trabalho. Justifica-se a investigação do que a gamificação pode vir a oferecer para as empresas e funcionários, além de seus clientes, pode-se implementar jogos afim de envolver e motivar as pessoas ainda mais em projetos oferecidos pelas empresas. O objetivo do artigo foi verificar como os temas gamificação e engajamento impactam na área de gestão e negócios entre os anos de 2010 à 2019. Como resultados este estudo localizou 22 artigos científicos com 64 autores em 17 revistas científicas na base de dados Scopus. Na Web of Science foram localizados 27 artigos científicos com 78 autores em 23 revistas científicas. Os temas gamificação e engajamento impactam na gestão de pessoas na aplicação de uma ferramenta de gamificação com os funcionários de uma empresa. Outra forma de impacto é na área de marketing ao promover o relacionamento com o cliente e a fidelidade de uma marca.