Última alteração: 2021-11-18
Resumo
A tecnologia mudou o jeito de se comunicar, o que exige mudanças e adaptações com o passar do tempo. A utilização de dados e métricas passou a ser fundamental na formulação de estratégias organizacionais e para alcançar os objetivos das organizações. O fenômeno Big Data é característico dos tempos atuais em termos de fluxos e aceleração dos dados no universo digital, com impacto nas organizações que buscam seu aproveitamento. O profissional de Relações Públicas contribui para a comunicação organizacional, logo pode contribuir para que os dados gerados sejam melhor aproveitados. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar como o Big Data pode contribuir para as atividades de Relações Públicas. A metodologia aplicada é de natureza aplicada, com níveis exploratório e descritivo, com estratégia de pesquisa um estudo qualitativo genérico, com uma pesquisa bibliográfica e entrevistas com especialistas nos temas. Como resultados, esta pesquisa contribui para o entendimento de que a ferramenta de Big Data pode auxiliar a área de comunicação através dos dados extraídos para que o profissional de Relações Públicas realize ações estratégicas mais assertivas, otimize tempo e agregue valor nas tomadas de decisões de uma organização.