Última alteração: 2021-11-18
Resumo
O fenômeno da globalização impulsionou a inserção de empresas no mercado internacional. Em sua maioria, as empresas buscam pelo processo de internacionalização a fim de aumentar os lucros, diminuir custos e riscos, aproveitar a economia de escala, dentre outros muitos benefícios. Entretanto, durante o processo de internacionalização, a empresa pode se deparar com algumas dificuldades, dentre elas, as barreiras comercias tarifárias e não-tarifárias. Diante do exposto, este estudo tem por objetivo avaliar os impactos das barreiras não-tarifárias (BNTs) sobre o processo de internacionalização das empresas exportadoras da Serra Gaúcha. Para tanto, desenvolveu-se um estudo qualitativo genérico em nível exploratório e descritivo, a partir de entrevistas semiestruturadas com dez profissionais atuantes da área. Como resultados, destaca-se que todas as empresas se depararam com barreiras não-tarifárias durante o processo de internacionalização, havendo impactos em variáveis como lucro, prazo, nos processos internos da organização, na satisfação dos clientes e na competitividade da empresa.