Última alteração: 2021-11-18
Resumo
Transformações vêm ocorrendo nas relações entre empresa e consumidor. Observam-se tendências de consumo que priorizam produtos saudáveis, naturais e sustentáveis, cuja produção inclua atitudes proativas em relação às questões ambientais e ao bem estar da sociedade em geral. Em contrapartida, as organizações buscam opções de produtos que configurem uma vantagem competitiva, visto que estão inseridas em mercados permeados pela alta competitividade, como é o caso das empresas do ramo vitivinícola. Desse modo, o objetivo desse estudo consistiu em identificar e analisar as estratégias de produção e de comercialização de produtos vitivinícolas orgânicos, verificando tendências a serem adotadas por empresas e produtores rurais, bem como desafios e perspectivas inerentes ao setor. Tal estudo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica e descritiva de cunho qualitativo, com base em artigos publicados na base de dados Scopus a respeito dessa temática. Como resultados, encontraram-se implicações teóricas e gerenciais, tendo-se como um dos pontos principais a criação de valor para o consumidor a partir da correta divulgação de informações que tornem as características dos produtos orgânicos conhecidas e a utilização de novos canais de venda estruturados com base nas tecnologias emergentes. Expõem-se ainda as limitações do presente estudo e indicações de estudos futuros.