Última alteração: 2021-11-18
Resumo
A comunicação online influencia os hábitos de consumo de forma direta, traz facilidades e benefícios para os clientes, mas para isso, dados pessoais são coletados, para direcionar conteúdo. Esse artigo traz como objetivo analisar como o profissional de Relações Públicas pode atuar para entregar conteúdo e campanhas estratégicas a partir de dados pessoais e buscas na internet sem afetar a privacidade do seu público. O Remarketing é uma estratégia com propósito de conectar pessoas que já interagiram de alguma forma com a empresa e/ou produtos para direcionar anúncios estrategicamente. A privacidade é questionada por conta da forma com as plataformas digitais coletam esses dados, o Facebook deixa clara essa questão nos “Termos de Privacidade”, se aceitar, o usuário concorda em ter a sua atuação na internet monitorada por eles. Método: pesquisa quantitativa, coleta de dados por meio de Survey e utilização do software RStudio no tratamento dos dados coletados para posterior análise. Resultados: foi identificada a aceitação em receber anúncios direcionados, aceitam a coleta de dados, porém quanto a privacidade, gostariam de saber como e quando são coletados os seus dados. O profissional de Relações Públicas é fundamental para mediar de forma ética a relação entre as empresas e o consumidor, percebeu-se também que a coleta de dados pessoais, para o remarketing, é essencial, mas que devem preservar a privacidade do usuário, mesmo que tenham consentido a coleta. Também é essencial que o RP garanta que se cumpra a Lei de Proteção de Dados vigente.