Última alteração: 2021-12-08
Resumo
Com a democratização da internet e a facilidade de acesso aos meios de comunicação, as relações e a troca de informações passaram por uma mudança. O meio digital está em ascensão, e junto deste, surgiram os influenciadores digitais. Estes influenciadores são pessoas que detém um grande público em redes sociais, e utilizam deste espaço para promoção de produtos e serviços. Diante da importância dos influenciadores digitais no processo da comunicação mercadológica, o presente trabalho buscou analisar de que forma o sistema de capitais contribui na decisão do lojista em contratar o serviço de um influenciador digital. Visando alcançar uma melhor compreensão sobre a temática escolhida, a análise se deu a partir de entrevistas realizadas com lojistas e influenciadores digitais da cidade de Pelotas, Brasil. Obteve-se quatro entrevistas, sendo duas com lojistas e duas com influenciadores digitais. A partir disso, foi feita a análise de conteúdo dos dados das entrevistas com o apoio do software NVIVO. Como resultado, encontrou-se que os capitais mais presentes nas atividades profissionais foram o Capital Identidade e o Capital Inteligência. Os capitais estão presentes na decisão do lojista de contratar os serviços de influenciadores digitais, pois estes estabelecem uma conexão entre o público do influenciador (seus seguidores) com ele próprio e com a marca que este está apresentando.