Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XXIV MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - PPGA UCS

Tamanho da fonte: 
IMAGEM DE PRODUTO E PERCEPÇÃO DE JUSTIÇA DE PREÇO DE PERFUMES IMPORTADOS DE LUXO: UMA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DA REGIÃO DA SERRA GAÚCHA
Ricardo Antonio Reche, Rita Aparecida Grande, Maicon Rafael Busnelo

Última alteração: 2024-10-07

Resumo


Os perfumes importados de luxo são reconhecidos por sua qualidade superior, decorrente do uso de matérias-primas nobres, comparativamente aos perfumes nacionais. O setor é visto como um mercado em expansão e valorizado por consumidores exigentes, que prezam alta qualidade. Neste contexto, a literatura aponta que a imagem de um produto é formada pela percepção de valor, preço e qualidade, elementos essenciais que influenciam a decisão de compra. Dessa forma, o objetivo principal deste estudo foi identificar a imagem dos perfumes importados de luxo e as percepções dos consumidores da Serra Gaúcha quanto à justiça de preço e intenção de compra. Foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem quantitativa, por meio de uma survey online, conduzida entre março e abril de 2024, com um total de 260 respondentes. Os resultados indicam que os consumidores percebem uma fragrância diferenciada nos perfumes importados de luxo, associando-a a experiências positivas de consumo e a momentos especiais de celebração. Em adição, a imagem dos perfumes de luxo é percebida de maneira mais racional e funcional do que emocional. No que se refere ao preço, embora muitos consumidores reconheçam a qualidade superior dos perfumes importados, há uma considerável insatisfação em relação aos valores elevados. Este descontentamento pode ser atribuído à falta de conhecimento sobre os processos e ingredientes utilizados, sugerindo a necessidade de uma comunicação mais eficaz e uma maior educação dos consumidores sobre esses aspectos.

Texto completo: PDF