Última alteração: 2024-10-07
Resumo
O objetivo dessa pesquisa é analisar o impacto da atenção de investidores, com diferentes níveis de vantagem informacional (local e estrangeira), sobre os retornos dos mercados de capitais. Utilizou-se um modelo de Panel Vector Autoregression (PVAR) para analisar dez mercados desenvolvidos (Alemanha, Canadá, Espanha, EUA, França, Holanda, Itália, Japão, Reino Unido e Suíça) e dez mercados emergentes (África do Sul, Brasil, China, Índia, Indonésia, Malásia, México, Paquistão, Rússia e Turquia). Medidas de atenção, baseadas no volume de buscas do Google Trends, cobriram o período de janeiro de 2017 a dezembro de 2021 para os modelos principais e janeiro de 2015 a dezembro de 2019 para os testes de robustez. Os resultados mostraram que a atenção local teve um impacto negativo e significativo sobre os retornos, seguido por uma reversão posterior. Esse efeito pode ser atribuído à pressão gerada pela natureza da informação, resultando em flutuações temporárias nos retornos. O impacto da atenção local parece não estar relacionado a uma vantagem informacional sobre investidores estrangeiros, pois o efeito é transitório e possivelmente não está associado a mudanças permanentes nas informações fundamentais, ou seja, que essa relação não esteja ligada a uma alocação geograficamente diferenciada de atenção.