Última alteração: 2024-10-07
Resumo
O estudo teve como objetivo analisar o serviço de educação a distância (EaD) ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com foco na plataforma de ensino e aprendizagem virtual. Trata-se de um estudo de caso, cuja coleta e análise de dados ocorreram por meio da técnica de observação. Assim, foi explorada toda a plataforma EaD do Senar, desde a página principal, catálogo de cursos e matrículas, a fim de se ter uma visão geral de como é a experiência do usuário até o momento de decidir pela realização de algum curso. Os dados foram sintetizados nas dimensões do servicescape propostas por Bitner (1992): i) ambiente; ii) projeto; iii) sinais, símbolos e artefatos; e iv) interação. Como resultado, observa-se que diversos aspectos do projeto necessitam ser explorados para a maximização da experiência dos usuários, especialmente em relação à organização dos cursos ofertados. As dimensões ambiente, sinais, símbolos e artefatos, e interação têm sido bem atendidas. Por outro lado, diversos aspectos do projeto ainda necessitam ser explorados para facilitar a navegabilidade dos usuários. Ressalta-se a identificação de lacunas teóricas e práticas nessas abordagens. Este estudo contribui, portanto, em incluir na análise do e-servicescape o contexto de uma organização voltada à formação e profissionalização no meio rural ainda não contemplada pela literatura sobre o tema.