Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XXIV MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - PPGA UCS

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A CONTRIBUIÇÃO DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NA CONSTITUIÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA GOVERNANÇA CORPORATIVA: UM ESTUDO EM EMPRESAS DA REGIÃO SUL DO PAÍS
Cristiane Spido, Maicon Rafael Busnelo, Fabiano Larentis, Alex Eckert

Última alteração: 2024-10-08

Resumo


A Aprendizagem Organizacional, quando aliada aos processos da Governança Corporativa decorrente da constituição de seus princípios, pode ser considerada uma forma de vantagem competitiva e sustentável nas organizações. Diante disso, este artigo buscou analisar a contribuição dos processos de aprendizagem formal e informal à constituição dos princípios de Governança Corporativa. Desenvolveu-se um estudo qualitativo genérico, com entrevistas a 10 participantes de cinco empresas diferentes, a partir de um roteiro semiestruturado e com uso da técnica de análise temática. As empresas selecionadas para o estudo foram organizações localizadas na região sul do país. Os resultados demonstraram que os processos de Aprendizagem Organizacional, sejam eles formal ou informal, mediante cursos e aperfeiçoamento, com consultorias e certificação, a partir das práticas, com compartilhamento de conhecimento, por meio de benchmarking e com crença conectada com a prática, estão relacionados aos movimentos e modificações presentes na constituição dos princípios da Governança Corporativa - transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa – especificamente nas formas de comunicação, participação e valorização, nos processos e resultados decorrentes dos controles e nas questões atinentes à sucessão e sustentabilidade. O esquema conceitual proposto pela pesquisa, sintetiza e ilustra essas inter-relações, destacando como a Aprendizagem Organizacional contribui para a adaptação e fortalecimento contínuo da Governança Corporativa.

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