Tamanho da fonte:
ANÁLISE DE CUSTO, VOLUME E LUCRO DE CERVEJAS ARTESANAIS: UM ESTUDO NUMA MICRO CERVEJARIA DE FARROUPILHA
Última alteração: 2024-10-08
Resumo
Com o crescimento do mercado de cervejas artesanais principalmente na região sul do Brasil cria-se a necessidade de uma boa gestão de custos para conseguir formar preço de venda e para manter o negócio lucrativo principalmente. O objetivo do estudo é analisar os custos, volumes e Lucros - CVL de três cervejas com maior volume de venda no de uma cervejaria artesanal. A metodologia quanto a abordagem foi quantitativa, no qual foram realizados levantamentos de dados de produção para análise dos resultados. O estudo é classificado por um estudo de caso único, pois se trata de uma empresa de pequeno porte que ainda está em desenvolvimento pelos sócios. A coleta dos dados se deu através de entrevistas e análises documentais. Na análise dos dados observou-se que a margem de contribuição dos três produtos da cervejaria era bem diferente, a cerveja Helles apresentou uma MC de R$ 4,94, a cerveja APA obteve MC de R$ 2,67 e a IPA foi de R$ 3,82. Na análise do Ponto de Equilíbrio foi possível observar que a cerveja Helles está sendo possível alcançar diante das demais cervejas. A pesquisa possibilitou a análise e comparação com os preços dos concorrentes o qual foi possível verificar que o preço praticado na média o que pode justificar ajustes caso necessário.
Texto completo:
PDF