Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XXIV MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - PPGA UCS

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AVENTURAS RADICAIS NA NATUREZA: MAPEANDO O VALOR EXPERIENCIAL DO CONSUMO EM TRILHA E RAPEL
Ana Elisabeth de Brito Alves, Elielson Oliveira Damascena, Luana Cavalcanti de Melo Ataíde

Última alteração: 2024-10-08

Resumo


Este estudo investiga o valor experiencial do consumo de atividades de trilha e rapel de natureza, a partir do método Mapa de Valor Experiencial (MVE). Com o intuito de compreender a importância desse consumo para a região do agreste de Pernambuco, surge a seguinte questão: De que maneira é possível mapear o valor experiencial das atividades de trilha e rapel em ambiente de natureza? Dessa forma, a pesquisa se utilizará de um método a partir de uma perspectiva pragmática que é o Mapa de Valor Experiencial (MVE). Buscou-se trazer um recorte das experiências do consumidor em atividades de aventura de natureza nas modalidades trilha e rapel que acontecem na cidade de Gravatá-PE, lócus da pesquisa e conhecida nacionalmente como ambiente propício às práticas investigadas, e a partir do MVE realizar seu mapeamento, compreender as cenas vivenciadas, o Gostar-não gostar e as relações experienciais, a fim de encontrar o valor experiencial existente nessas inter-relações de consumo. A abordagem é qualitativa exploratória de campo, com observação participante. O estudo coletou e analisou dados por meio de entrevistas semiestruturadas e protocolos observacionais aplicados a um grupo de 25 adeptos. O resultado destaca como principais valores experienciais: A conexão com a natureza, mudança de estilo de vida e autocuidado. O estudo enfatiza a importância de compreender a experiência do consumidor e seus impactos positivos no campo do marketing. O uso do MVE é confirmado como um método eficaz para esta investigação.

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