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VANTAGEM COMPETITIVA EM JOGOS ELETRÔNICOS DO GÊNERO MMORPG (Massively Multiplayer Online Role-Playing Games): UM ESTUDO DE CASO EM FINAL FANTASY XIV – A REALM REBORN
Última alteração: 2023-10-09
Resumo
O objetivo do trabalho foi identificar os principais fatores críticos de sucesso que levam o jogo eletrônico Final Fantasy XIV – A Realm Reborn (FFXIV) a alcançar uma vantagem competitiva em relação a outros jogos. Esse jogo eletrônico detém diversos prêmios e é uma das maiores referências dentro do gênero MMORPGs. O estudo é de natureza qualitativa, baseado no estudo de caso do jogo, para o qual foram coletadas opiniões, impressões e percepções de influenciadores digitais e jogadores, no Brasil e no exterior, para identificar quais aspectos podem ser considerados como um diferencial competitivo em relação a outros jogos do mesmo gênero. Para isso, foi desenvolvido um guia de entrevista, baseado na revisão da literatura de jogos eletrônicos e de estratégia competitiva. O instrumento foi subdividido em cinco campos da competição - preço, produto, prazo, serviços e imagem (CONTADOR, 1995). Para cada campo adotou-se como pressupostos 13 elementos chaves para que um usuário permaneça no jogo (YEE, 2006) e que foram distribuídos coerentemente nos cinco campos da competição. A análise dos dados foi conduzida utilizando o software Atlas.ti. Foi possível concluir que o FFXIV se diferencia nos campos da competição de preço, produto e serviço, e os fatores críticos de sucesso dentro desses campos foram: história, respondem ao feedback da comunidade, pay-to-play, micro transações justas, balanceamento interno e acessível a todos computadores, sendo considerados, como elementos geradores de vantagem competitiva para o jogo, segundo os usuários selecionados.
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