Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XXIII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - CONECTANDO TEORIA E PRÁTICA

Tamanho da fonte: 
DA ATRAÇÃO À RETENÇÃO: A IMPORTÂNCIA DO ENDOMARKETING NA EXPERIÊNCIA DO FUNCIONÁRIO
Caroline Panigas, Daniel Hank Miri, Jussania de Fátima Albé

Última alteração: 2023-10-08

Resumo


O atual contexto econômico, social e tecnológico, exige das organizações a necessidade constante de inovar e buscar alternativas para se adaptar e manter a competitividade no mundo dos negócios. Sob essa perspectiva, o endomarketing ganha importância e torna-se elemento fundamental na criação de estratégias que geram engajamento e promovem a transformação da cultura organizacional. Com o objetivo de analisar a importância do endomarketing em cada fase da jornada do funcionário dentro da organização, desenvolveu-se o presente estudo. A metodologia incluiu, além da revisão bibliográfica, o uso da pesquisa qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas com seis profissionais que atuam em projetos de endomarketing e jornada do funcionário, e possuem conhecimento e prática a respeito do assunto. O cruzamento das informações indica que as ações de endomarketing se tornaram cada vez mais importantes nos ambientes organizacionais. Quando aplicadas à jornada do funcionário podem proporcionar experiências significativas em cada etapa, ao promover o engajamento, fortalecer a cultura organizacional e reforçar a permanência do funcionário. O estudo evidencia que o endomarketing contribui para criar ações de endomarketing para tangibilizar a cultura e os objetivos organizacionais a partir dos pontos de contato dentro jornada do funcionário. Se planejado de forma estratégica, pode garantir melhores resultados para o negócio, além de ser uma oportunidade para profissionais da área de relações públicas.



Texto completo: PDF