Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XXIII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - CONECTANDO TEORIA E PRÁTICA

Tamanho da fonte: 
OMNICHANNEL, SUPPLY CHAIN E LAST MILE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA DE 2013 A 2023
Maicon Rafael Busnelo, Roberto Birch Gonçalves, Guilherme Bergmann Borges Vieira, Guilherme Vanni Reffatti

Última alteração: 2023-10-08

Resumo


À medida que a estratégia omnichannel de integração de canais é amplamente adotada pelas empresas varejistas, o last mile, último trecho da entrega de produtos ao consumidor, torna-se uma dimensão crucial do supply chain. Este estudo tem como objetivo compreender a complexidade do last mile na perspectiva do varejo omnichannel. Utilizando a metodologia de revisão sistemática da literatura, foram analisados artigos encontrados entre 2013 e abril de 2023, na base de dados Science Direct. Para tal, as palavras chaves pesquisadas foram: omnichannel, supply chain e last mile. Após leitura dos resumos dos artigos encontrados e identificação dos seus objetivos, os artigos foram agrupados em cinco áreas temáticas de pesquisa: supply chain, gestão omnichannel, last mile, comportamento do consumidor e experiência do consumidor. Os resultados dessa Revisão Sistemática da Literatura visam contribuir no gerenciamento para aprimorar a execução do last mile por empresas varejistas que desejam implementar essa etapa do supply chain em suas operações, e na estratégia omnichannel de suas empresas.



Texto completo: PDF