Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XXIII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - CONECTANDO TEORIA E PRÁTICA

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DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS, APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E ESCAPE GAME: UM ESTUDO DE CASO
Daniel Hank Miri, Angélica Ravizzoni Veronese, Fabiano Larentis

Última alteração: 2023-10-07

Resumo


No contexto de aprendizagem organizacional cada vez mais o desenvolvimento profissional de gestores está presente nos programas e ações de treinamentos. De forma individual ou coletiva, o desenvolvimento de gestores busca qualificar o grupo de trabalho para garantir soluções e ganhos ainda maiores do que foi investido pela empresa.  Nos últimos anos ferramentas tecnológicas ou que possuem elementos de jogos como pontuação, desafios e recompensas fazem parte da realidade organizacional na aprendizagem e desenvolvimento. Assim, o objetivo do estudo foi analisar como ocorre o treinamento e desenvolvimento dos profissionais participantes de um escape game corporativo para avaliar os seus resultados e possibilitar melhorias. A pesquisa se caracteriza como qualitativa exploratória por meio de um estudo de caso com análise de conteúdo e codificação dos dados. Os resultados mostraram que a imersão e experiênciação são elementos que tiveram ênfase no uso do escape game como uma ferramenta de treinamento e desenvolvimento profissional. Para a empresa que aplica os serviços de escape game como contribuições gerenciais poderia ser incluído um relatório escrito ou check-list para formalizar a discussões no pós-jogo sobre a atuação dos participantes no escape game. Na empresa cliente, cujos funcionários participaram da atividade de escape game, a comunicação foi o aspecto destacado que precisava de melhorias.

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