Última alteração: 2023-10-07
Resumo
Grande parte dos trabalhos abordados sobre a cocriação de valor no contexto da economia compartilhada, mais precisamente no contexto dos aplicativos de transporte, busca observar apenas a percepção dos usuários, sem incluir o posicionamento dos motoristas e demais stakeholders. O objetivo deste artigo consiste em verificar como, ou se, ocorre a cocriação de valor e sua relação com a qualidade em serviços de transporte de pessoal promovido pelos aplicativos Uber e 99 App considerando a perspectiva de seus stakeholders. Para isso, a pesquisa foi desenvolvida de forma descritiva e qualitativa, foram realizadas dez entrevistas em profundidade com motoristas e passageiros das plataformas mencionadas, além de pesquisa documental aos sites das empresas. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo qualitativa. Em relação aos resultados, não foi possível identificar uma relação entre os construtos de cocriação de valor e qualidade de serviço. Além deste resultado, na perspectiva dos passageiros a Uber possui destaque na qualidade dos serviços propostos, e demostraram sentir mais segurança em relação ao serviço dos motoristas da Uber do que os cadastrados na plataforma da 99. Na ótica dos motoristas, ambos acreditam que a Uber transmite mais segurança, pois enfatizam que ela é mais criteriosa em escolher os locais de embarque e desembarque de passageiros.