Última alteração: 2023-10-07
Resumo
O líder é o integrante mais importante e de principal responsabilidade para dirigir uma empresa ou mesmo um grupo de pessoas. Por meio de suas habilidades, competências e estilos ele será responsável por motivar os funcionários a expandirem os conhecimentos. A partir disso, os manterão motivados e os objetivos traçados serão atingidos. Assim, o objetivo do estudo foi identificar a percepção dos funcionários de uma instituição financeira sobre os estilos gerenciais de seus líderes. Para a execução desse estudo utilizou-se procedimentos metodológicos de natureza quantitativa de nível descritivo com a aplicação de uma survey e participação de 80 respondentes. Para a coleta de dados utilizou-se a Escala de Avaliação dos Estilos Gerenciais (EAEG), construída e validada por Melo (2014). Os resultados da pesquisa apresentaram que os estilos situacional e de tarefa são característicos do comportamento dos líderes da Instituição. Esse resultado sugere que os líderes são adaptáveis no relacionamento com os subordinados de acordo com as exigências da situação e refere-se basicamente a formação de estratégias em busca dos objetivos, respectivamente. Como sugestão é importante trabalhar a preparação dos gestores para lidar com o comportamento adequado de acordo com as emoções e necessidades dos liderados e, principalmente, a adequação das metas.