Última alteração: 2023-10-08
Resumo
O atual contexto econômico, social e tecnológico exige das organizações constante inovação. Para sobreviver em meio a um mercado que se mostra cada vez mais complexo e dinâmico, é preciso se adaptar e compreender que o processo de mudança, por vezes, é necessário. Com o objetivo de analisar o papel da comunicação no processo de mudança organizacional, desenvolveu-se o presente estudo. A metodologia incluiu, além da revisão bibliográfica, o uso de entrevistas, realizadas com profissionais da área que tiveram participação em alguma etapa do processo de transformação organizacional. De acordo com o cruzamento dos dados, ficou evidente que a comunicação é um elemento estratégico e fundamental no processo, podendo contribuir desde o início até a sustentação da mudança. É uma área que pode agregar muito, por isso deve ser integrada a todas as etapas previstas nas fases propostas. Da mesma forma, evidenciou-se que outros elementos são essenciais para que a transformação aconteça, sendo eles: planejamento estratégico, comunicação, liderança e pessoas. O estudo mostra que a comunicação deve se integrar a esses elementos, com potencial de garantir melhores resultados.