Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XXIII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - CONECTANDO TEORIA E PRÁTICA

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CONCILIANDO O ESCRITÓRIO E A DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE DOS PROFISSIONAIS FORMADOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS QUE ATUAM EM DUAS CARREIRAS
Káthia Melissa Ungaratto, Luciane Franke, Bernardete Bregolin Cerutti

Última alteração: 2023-10-07

Resumo


O mercado de trabalho passa constantemente por mudanças significativas. Consequentemente, os profissionais, na tentativa de acompanhar essas transformações e qualificar suas competências, veem-se diante da possibilidade – em alguns casos, necessidade – de buscar uma dupla carreira. No Brasil, existem artigos que relatam a situação feminina, notadamente marcada pelo trabalho doméstico não remunerado e sua atuação profissional fora do lar. Outros exemplos são os plantões da área da saúde e os estudantes-atletas. Contudo não foram encontrados trabalhos que abordassem o assunto no ramo contábil. Assim, esta pesquisa objetiva identificar o perfil dos profissionais com formação em Ciências Contábeis que atuam, simultaneamente, em duas carreiras: na área contábil e na prática docente. A pesquisa foi realizada nos municípios de Caxias do Sul, Lajeado e Santa Cruz do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, por meio de um questionário on-line com os profissionais. Os resultados foram submetidos à análise descritiva. A pesquisa revelou que os profissionais que atuam na área contábil não se interessam pela área docente, principalmente, por questões financeiras e reconhecimento profissional. Entre os principais resultados, observou-se que a maioria dos profissionais opta pela área contábil como carreira. Quanto aos que atuam nas duas carreiras, estes admitem estar mais satisfeitos trabalhando na área contábil do que na docência; porém, dizem que admiram o seu ofício e que têm vocação para a docência. Ainda, os resultados demonstram os desafios enfrentados pelos profissionais formados em Ciências Contábeis nas suas carreiras, além disso, confirmam as abordagens teóricas sobre as competências de cada profissão.


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