Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XXIII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - CONECTANDO TEORIA E PRÁTICA

Tamanho da fonte: 
TROCAS SOCIAIS E CRIATIVIDADE: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA NA BASE DE DADOS SCOPUS
Daniel Hank Miri, Marieli Vieira

Última alteração: 2023-10-07

Resumo


Trocas sociais e criatividade são temas distintos, mas que podem ter diferentes formas de proximidade devido a necessidade de relações humanas que ambos precisam ter para causar resultados satisfatórios. A área de gestão e negócios pode ter locais ou segmentos propícios para este tipo de relação para que, desta forma, seja um objeto de pesquisa. Este artigo busca analisar a interseção entre liderança, confiança, interdependência e criatividade no contexto organizacional. A pesquisa utiliza uma abordagem bibliométrica e se concentra na busca entre os anos de 2018 e 2023 na base de dados Scopus. São utilizados os termos de busca “social exchanges” AND “creativity”, “trust” AND “creativity” e “interdependence” AND “creativity” para a identificação de artigos escritos em inglês, autores e revistas científicas que se destacam na área de gestão e negócios. Os resultados revelaram a complexidade da relação entre os fatores analisados e o papel fundamental da liderança no estímulo à criatividade individual e de equipe, assim como a importância da confiança e contexto social entre os membros de equipe para impulsionar ou prejudicar o processo criativo. A pesquisa ressalta a importância do contexto social e da confiança entre os membros da equipe no processo criativo.

Texto completo: PDF