Conferências UCS - Universidade de Caxias do Sul, XXIII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - CONECTANDO TEORIA E PRÁTICA

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O E-LEARNING NO CONTEXTO DA EMPREGABILIDADE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Assis Zukunelli, Anelise Rebelato Mozzato, Júlio Felipe da Silva

Última alteração: 2023-10-07

Resumo


O estudo examina o impacto do ensino à distância (e-learning) na empregabilidade, em um contexto marcado por mudanças tecnológicas rápidas e desafios no emprego. Através de uma análise sistemática de literatura, utilizando da técnica de análise de conteúdo, a pesquisa aborda como a tecnologia e a digitalização estão transformando o mercado de trabalho. No entanto, identifica um descompasso entre essas transformações e a qualificação da mão de obra disponível. Assim, os resultados preliminares indicam que o e-learning possui potencial significativo para melhorar a empregabilidade, embora existam desafios, como a hesitação das empresas em contratar graduados de programas de e-learning e a insuficiência no ensino de soft skills. Contudo, o e-learning se apresenta como uma ferramenta crucial para a educação continuada, particularmente para aqueles que enfrentam barreiras à educação tradicional. Do mesmo modo, o estudo também apresenta um framework focado na concepção de ferramentas de e-learning eficazes, abarcando aspectos de andragogia e aspectos cognitivos e comportamentais. Portanto, tanto organizações quanto políticas públicas são incentivadas a investir em e-learning como meio de desenvolver o capital humano e melhorar a empregabilidade. Dessa forma, o artigo contribui consideravelmente para a compreensão da complexa relação entre tecnologias educacionais e empregabilidade em um mundo em constante modificações.



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