Resultados das Avaliações
Ações Decorrentes da Avaliação da Infraestrutura
A constante análise dos resultados da Avaliação Online por parte da Comissão Própria de Avaliação e pelos coordenadores de Cursos e diretores de Unidades têm proporcionado uma série de ações e intervenções relacionadas à infraestrutura.
Dentre as diversas ações decorrentes ou influenciadas pelos processos de Autoavaliação Institucional é possível citar as seguintes
- Reestruturação e atualização de laboratórios de informática, com o intuito de melhorar as acomodações e atualizar o parque tecnológico: em 2012/2013 houve um investimento significativo na aquisição de computadores para melhorar tanto a infraestrutura dos laboratórios disponíveis para os alunos quanto a infraestrutura disponível para professores e funcionários. Embora a Universidade tenha uma política consolidada de reposição de seu parque de informática, as decisões de modernização tecnológica são pautadas também pelas demandas de alunos, professores e funcionários na avaliação online.
- Ampliação de acesso do sinal wireless: uma reivindicação dos alunos e professores que foi atendida com a disponibilidade do sinal em praticamente todas as instalações da Universidade.
- Melhoria da qualidade da rede e maior disponibilidade de acesso: embora a Instituição tenha feito investimentos significativos no aumento da banda e da disponibilidade de pontos de acesso, ainda é necessário limitar o acesso a alguns serviços (como redes sociais) em horários determinados para que a rede tenha maior disponibilidade para fins acadêmicos.
- Instalação de projetores multimídia fixos nas salas de aula: a grande maioria das salas de aula da Universidade hoje conta com projetores multimídia o que facilitou em muito o trabalho dos professores.
- Aumento do número de tomadas nas salas de aula: para adaptar-se ao fato de que hoje há uma demanda cada vez maior de infraestrutura para facilitar o uso de notebooks nas salas de aula, o que ficou evidente pela manifestação dos alunos na Avaliação Online, a Universidade incluiu no seu programa institucional de melhoria de infraestrutura a revisão da rede elétrica disponível nos prédios e a ampliação do número de tomadas em praticamente todas as salas de aula.
- Melhoria na conservação de água: uma sugestão específica de alunos que utilizam o Laboratório de Solos manifestada através da Ouvidoria foi atendida através da recirculação da água utilizada nos destiladores. Com isso obteve-se uma redução de 2.000 L/dia no uso de água.
- Melhoria da infraestrutura para acessibilidade: além da revisão da disponibilidade de rampas e outros equipamentos, a Instituição instalou novos elevadores em várias Unidades.
- Melhoria nos serviços de impressão: para facilitar o processo de impressão, uma demanda específica dos alunos, a Universidade definiu um sistema de quotas de impressão por aluno/disciplina e desenvolveu um sistema de impressão disponível no UCSvirtual e integrado com os pontos de impressão e Xerox.
- Disponibilidade de livros nas bibliotecas: a aquisição de livros para melhorar o acesso a títulos das bibliografias básica e complementar das disciplinas é um processo constante que possui um orçamento definido anualmente. Em 2012 a Universidade investiu R$ 1.300.000,00 na aquisição de livros. Este tem sido o volume de recursos médio anual disponibilizado para a atualização da bibliografia. Além disso, a Instituição tem feito investimentos crescentes na disponibilização de ebooks (atualmente cerca de 9000 obras) através do serviço "E-books - Livros Digitais" disponível no UCSvirtual. O Sistema de Bibliotecas ampliou também a disponibilidade de acesso a periódicos e hoje dá acesso ao Portal de Periódicos da CAPES.