O principal de processo de autoavaliação da UCS, a Avaliação Online, tem sido sistematicamente aplicada desde 2002. Pode-se perceber na Figura 1 que tivemos sempre uma tendência ascendente nas médias de participação e que, nas últimas avaliações, há uma estabilização próxima de 70% na participação dos professores e de entre 40% e 50% na participação dos alunos.
Na avaliação em 2013-2 tivemos os seguintes índices gerais de participaçãoEstes índices, considerando-se que temos um processo de avaliação onde a participação é voluntária e anônima, podem ser considerados satisfatórios. No entanto é fundamental que todos entendam a importância de participar dos processos de avaliação e contribuir para a constante melhoria da qualidade do ensino na Universidade.
O processo de avaliação envolve muitas dimensões da Universidade, desde infraestrutura até gestão acadêmica e aspectos relacionados com os cursos. Mas uma das dimensões que mais atrai a atenção de alunos e professores é a avaliação do desempenho dos professores pelos alunos. Nesta avaliação temos condições de perceber como acontece a relação entre professores e alunos na construção do ambiente de ensino e de aprendizagem na sala de aula!
De um modo geral, nesta dimensão, os professores têm tido uma boa avaliação. A média das avaliações dos professores pelos alunos tem estado sempre, em uma escala de 1 a 5, acima de 4. O gráfico na Figura 2 mostra a evolução da média das avaliações dos professores pelos alunos e das autoavaliações dos professores nos últimos anos. O Quadro 1 mostra dados de participação e média da avaliação dos professores pelos alunos para cada Unidade da Universidade.
Na avaliação em 2013-2 as médias foram as seguintes: